Pelo fato de o SAP CO (Controlling) se tratar de um módulo das áreas de custos e controladoria, seus subcomponentes efetuam o planejamento de todos os custos e receitas planejadas da empresa, e também o gerenciamento dos custos reais que ocorrem nas operações da empresa, compras – lançamentos de despesas – produção e vendas, explicando os motivos das principais variações.

Representação da Arquitetura CO Controlling

Este diagrama mostra os principais submódulos de CO (Controlling).

Arquitetura de Controlling CO

Estas siglas correspondem ao idioma inglês, e a descrição será no idioma português:
– CO-CCA 🡺Contabilidade de centros de custos
– CO-CEL 🡺 Contabilidade de elementos de custos (classes de custos primárias e secundárias)
– CO-PCA 🡺 Contabilidade de Centros de Lucros
– CO-PC 🡺 Custo planejado dos produtos (custo padrão)
– CO-PC-ML 🡺 Custo real dos produtos – Material Ledger
– CO-IO 🡺 Ordens internas
– CO-PA 🡺 Demonstração do resultado

Este diagrama também demonstra a integração de CO com outros módulos do SAP: FI (Contabilidade) PP (Planejamento de produção) SD (Vendas e distribuição) PM (Manutenção).
Cada submódulo tem objetivos específicos e que responderão, por exemplo, às seguintes perguntas:

  1. Quais foram as variações mais significativas entre o custo planejado x real dos centros de custos de um determinado mês/ano?
  2. Quais os custos dos componentes e tipos de atividades (mão-de-obra, máquinas, energia, depreciação, custos indiretos de fabricação) mais representativos, relacionados ao cálculo do custo planejado do produto?
  3. Para efetuar o cálculo do custo planejado dos produtos, para as matérias primas e embalagens, é possível escolher um custo planejado (informado pelo usuário) um custo médio, um custo de negociado na área de compras?
  4. Quais são as melhores margens por setor de atividade, canal de distribuição, nos mercados internos e externos?
  5. Quais as variações mais significativas dos custos das ordens de produção, e quais foram as causas?
  6. Em relação ao total custos planejados aplicados na produção, qual foi o valor que foi absorvido, e os motivos das variações?

Em um dos clientes que eu já prestei consultoria, o usuário, que já trabalhava há 8 anos com o SAP CO, me perguntou como ele deveria se guiar, para fazer os planejamentos e lançamentos reais, nos seguintes objetivos de custos:
• Centro de custo -> indica área de responsabilidade (industrial, administrativa, comercial, etc) onde as despesas estão relacionadas com as atividades normais da empresa;
• Ordens internas -> Gastos específicos que que deverão ser gerenciados de forma diferente, das despesas realizadas nos centros de custos: campanha de marketing, exposição de produtos, palestra para os funcionados, compras de imobilizados, que normalmente, em um primeiro momento, deverão ser contabilizados na conta de “imobilizado em andamento”
• Elemento PEP -> relacionado à outro módulo do SAP -> OS – gerenciamento de projetos, onde são controlados todos os custos, e também o cronograma em as atividades devem ser realizadas;
Para as ordens internas e elementos PEP, é possível atribuir orçamento. Isto quer dizer que a área solicitante de determinada verba, que anteriormente já foi aprovada, não poderá usar o valor acima deste valor.
Caso seja necessário, poderá ocorrer um complemento do orçamento.